Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Morro Gorila Idi Amin

Na manhã do dia 07 de Março, a Fundação Zoo- Botanica de Belo Horizonte confirmou a morte de sua principal atração. Por volta das 11 horas durante um prodecimento medico, o Gorila Idi Amin teve uma parada cardiorespiratoria irreversível.

( Idi Amin reinou absoluto em Belo Horizonte) 

 Idi Amin tinha 38 anos, e chegou na Fundação Zoo- Botanica em Janeiro de 1975, acompanhado de uma femea de nome Dada. Vieram de um zoologico francês com aproximadamente 2 anos de idade. Em 1978, Dada morreu devido a uma infecção generalizada. Em 1984 chegou ao Zoo de BH uma femea chamada Cleopota, vinda de São Paulo. Porém ela morreu 14 dias apos sua chegada, devido ao um quadro de desidratação e diarreia. Desde de então Idi passou a viver solitário e reinar absoluto. E 1999/2000, o seu recinto passou por uma grande reforma, se tornado o mais moderno do Brasil,  para tentar se parecer com a savana africana e assim tentar amenizar a vida em cativeiro.
  Depois de muta luta da Fundação Zoo-Botanica, em Agosto, graças a uma parceria com um Zoologico Inglês e com o comite de proteção de gorilas foi acertada finalmente a vinda de duas companheiras para Idi. Imbi e Kifta, de 12 anos de idade provenientes de um Zoologico em Londres vieram para alegrar a vida do Gorila. A adaptação foi rápida, e em 40 dias depois de sua chegada, as duas fêmeas já estavam no recinto  

(Idi, Imba e Kifta estavam se relacionando bem)

Em Dezembro, o queridinho do Zoo arranhou o braço o que gerou uma infecção. Idi ficou em quarentena no hospital e vinha se recuperando bem. Porem, uma doença cronica nos rins, que já tinha sido controladas pelos veterinários, voltou. Isso alterou bastante o seu metabolismo, e Idi começava a apresentar um quadro de desidratação e de anemia. Durante a aplicação de uma anestesia para um procedimento medico, Idi teve uma parada Cardiorespiratoria. Nos três dias que antecederam a morte de Idi, o gorila nem se quer saiu da sua casa. Fez o que ele mais gostava, ficar deitado, é agora na companhia de Imba e Kifta. 



(Idi Amin era  um ponto de referência turistica de Belo Horizonte) 

Agora tudo indica que a fundação Zoo- Botanica ira buscar outro macho. Imba e Kifta não podem ficar sozinhas. São muito jovens e precisam de uma especie de um lider, de um macho dominante. A fundação já esta negociando a vinda de outro macho. Porém não era uma missão muito fácil. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário